quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PARA MATRÍCULAS ATÉ 31 DE MARÇO DO ANO EM QUE OCORRER A MATRÍCULA

PARTE 01:
“A autonomia do Conselho Nacional de Educação, Estadual, Municipal e Distrito Federal, para criar formas e normatizar sobre a educação brasileira, assegurando a  universalização do ensino obrigatório está estabelecida:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Em seu artigo 211,  especificamente no § 4º:
Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
§ 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)
§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)
§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

§ 4º Na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário